quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Açougue mais antigo da Itália

 
 
Panzano em Chianti é uma cidadezinha pacata, que fica em Toscana, numa região muito famosa por produzir os vinhos mas clássicos da Itália.
 
E esse foi um dos lugares em que planejei ir na viagem que fiz para a Itália em busca de novos sabores.
 
Essa minúscula cidade passaria despercebida se não fosse um famoso açougue. E por isso que eu fui pra lá!!!
 
Você deve estar se perguntando o que um açougue pode ter para ser famoso?
 
Acontece que não é um simples açougue e sim "o mais antigo da Itália", que foi passado por 8 gerações, e hoje é comandado pelo carismático Dário Cecchini.
 
A diferença da Antica Maccelaria Cecchini para as outras é que lá além de poder comprar uma peça de carne e levar para casa, você pode almoçar no restaurante criado pelo Dário e degustar um cardápio feito por ele mesmo.
 
O local, embora não esteja na rota do turismo convencional, recebe bastante clientes vindos de outros países para provar o prato mais tradicional do restaurante,o famoso Mac Dario.
 

                                                                 MacDario
 
 
Esse prato é inspirado no Mc Donald´s e consiste num suculento hamburguer acompanhado batatas assadas com sálvia e alho e uma saladona colorida com verduras super frescas. Era realmente delicioso!!!!
 
                                                                  Degustação
 
Infelizmente o cardápio dele é bem enxuto e por isso provamos apenas mais um prato, que era uma degustação de várias carnes com molhos diferentes, além do clássico steak tartar na versão do Dário.
 
O mais gostoso eram uns cubinhos de porco com molho picante.
Gostamos bastante de tudo, mas por íncrivel que pareça o que mais nos impressionou foram os vegetais que estavam muito frescos e acompanhavam um azeite toscano íncrivel com um temperinho especial.
Quando acabamos de comer no restaurante, que fica na parte de trás, seguimos para conhecer o açougue. A passagem é feita por dentro do local e um porta automática se abre para o açougue.
 
 
E para a nossa surpresa quando chegando lá estava rolando uma  festa com som alto e vários brasileiros degustando comidinhas enquanto o Dário servia grapa a vontade.
 
Para quem não sabe, grapa é tipo a cachaça italiana, feita a base de uva. O teor alcoólico é muito alto, mas muito mesmoooooo.
 
E o Dário não parava de tomar. Imagina o grau !!!!!
 
Aproveitei a festinha e provei um patê de lardo, que é a pura gordura do porco em pasta. Estava temperada com alecrim e azeite. Era bem gostoso!!!!
 
Bom, deu pra perceber a paixão que o açougueiro tem pelo ofício. Ele trabalha com um sorriso estampado no rosto!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário